16 vídeos
1 prova
1 texto
60 horas

Conteúdos do Curso

  • Bloco Inicial
    Grátis
    • Aula 01 / PARTE 1

  • Bloco 1
    • Aula 01 / PARTE 2

    • Aula 02 / PARTE 1

    • Aula 02 / PARTE 2

    • Aula 03 / PARTE 1

    • Aula 03 / PARTE 2

    • Aula 04 / PARTE 1

    • Aula 04 / PARTE 2

  • Bloco 2
    • Aula 01 / PARTE 1

    • Aula 01 / PARTE 2

    • Aula 01 / PARTE 3

    • Aula 02

    • Aula 03 / PARTE 1

    • Aula 03 / PARTE 2

    • Aula 04 / PARTE 1

    • Aula 04 / PARTE 2

  • Módulo em PDF
    • Módulo em PDF

  • Avaliação Final
    • Avaliação Final

Aula Demonstrativa




Descrição do curso

Para se entender o que é Filosofia e qual sua importância é necessário ter claro o que é filosofia, ou qual a natureza da atividade filosófica. Contudo, não é uma tarefa simples conceituar ou definir tal atividade: quando se leva em conta a história da filosofia, percebe-se que há praticamente uma definição para cada filosofo ou cada doutrina estudada. Isso porque a pergunta sobre a natureza e a tarefa da filosofia já está sujeita a uma analise filosófica e, dessa forma sujeita a diferentes respostas possíveis. Pode parecer estranho, mas essa diversidade de respostas acaba sendo proveitosa: ela impede que adotemos princípios e definições sem um exame critico. Além disso, o fato de existirem diferenças definições da filosofia mantém um quadro de disputa incessante, que nos permite testá-las e compará-las entre si. Ao fazermos isso, aguçamos a nossa capacidade critica e racional.






Categoria: Educação

Informações gerais

Conteúdo
  • INTRODUÇÃO DA FILOSOFIA
  • 1- A Origem da Filosofia
  • 2- Grandes Filósofos Gregos
  • 3 - Racionalismo e Empirismo na Filosofia
  • 4 - Determinismo, Existencialismo e Marxismo na Filosofia
  • IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR FILOSOFIA
  • 1 - O Estudo de Filosofia
  • 2 - LDB Importância de Estudar Filosofia
  • 3 - Aplicação dos PCNS Na Filosofia
Objetivo

bjetivo Geral:

     Abordar a origem da filosofia sua importância, apresentar os primeiros e mais importantes pensadores, fazendo uma abordagem histórica. Problematizar questões relacionadas a filosofia da educação, oportunizando aprofundamentos e novas sínteses, contribuindo com a formação de educadores, capacitados para aprender e ensinar.

Objetivos Específicos:

a) Possibilitar um estudo das principais teorias epistemológicas que embasaram historicamente a construção do pensamento científico, evidenciando suas influências nas diferentes áreas do conhecimento.

b) Analisar as tendências pedagógicas de maior influência na Educação moderna, a partir do estudo bibliográfico de autores e/ou escolas do pensamento político e pedagógico, tais como: Platão Locke, Rousseau, Kant, Marx entre outros.






Público-alvo

Desenvolvido para atender ao público em geral, que necessita da composição de carga horária nos cursos de graduação e pós-graduação, assim como aperfeiçoamento para profissionais que dispõem de pouco tempo para ingresso em cursos presenciais.

Metodologia

Visando a aquisição de saberes, habilidades e valores de forma autônoma, os cursos de extensão digital utiliza-se de estratégias de ensino que valorizam a auto-gestão da aprendizagem. A proposta pedagógica preconiza que o conteúdo seja estudado a distância, apoiado pela consulta dos materiais didáticos e pelos recursos multimídias disponibilizados tais como: Plataforma digital de fácil acesso, MDV – (Material Didático Virtual), vídeo aulas, textos de apoio didático e testes virtuais.

 

Desta forma, a metodologia de ensino-aprendizagem é estruturada para que o aluno em paralelo:

·        Assista ao Vídeo;

·        Estude o conteúdo do Material Didático Virtual (MDV);

·        Responda à Avaliação de Conclusão do Curso, obtendo aprovação como requisito obrigatório para a geração do seu certificado automático.


Certificado

A certificação será gerada automaticamente para o aluno que tiver concluído os seus estudos e ter sido aprovado na Avaliação de Conhecimentos, alcançando uma média mínima de 60 (sessenta pontos).

Filosofia menor